Marca Maxmeio

Atenção farmacêutica

As lojas Farmafórmula contam com profissionais farmacêuticos especializados prontos para atender as suas dúvidas e otimizar o seu tratamento medicamentoso assim como prestar orientações enquanto profissionais da saúde.

Recomendações gerais

  • Não use medicamentos sem orientação. Pode ser perigoso para a sua saúde.
  • Obedeça a instrução da receita médica. Não interrompa ou estenda o tratamento por conta própria.
  • Em caso de efeitos colaterais, suspenda o uso do medicamento e entre em contato com quem prescreveu ou com o seu farmacêutico.
  • Evite ingerir bebidas alcoólicas durante o tratamento.
  • Não use medicamentos com o prazo de validade vencido.
  • Mantenha o medicamento fora do alcance de crianças.
  • Manuseie-os com as mãos limpas e secas.
  • Os medicamentos devem ficar protegidos da luz, umidade e calor e bem tampados. O banheiro, a cozinha e o carro não são indicados para guardá-los.
  • Verifique se os dados contidos no rótulo do seu medicamento são os mesmos que estão na sua receita médica.
  • Observe e siga as instruções contidas nos rótulos e etiquetas.
  • Em caso de suspeita de gravidez durante o tratamento com este medicamento, informe quem prescreveu ou ao seu farmacêutico

O medicamento manipulado

  • O medicamento manipulado é preparado exclusivamente para um paciente e não deve ser transferido para outras pessoas.
  • O farmacêutico é o responsável pela preparação do seu medicamento manipulado. Consulte-o sempre que precisar esclarecer dúvidas ou receber orientação.
  • Os medicamentos manipulados são elaborados para durar curtos períodos. Devem ser utilizados no prazo previsto para o tratamento, de acordo com a orientação de quem prescreveu ou do seu farmacêutico e no prazo de validade estipulado no rótulo.
  • A cápsula é apenas um invólucro, sua cor não interfere na atividade do medicamento. Pacientes alérgicos a corantes devem sempre solicitar a manipulação em cápsulas transparentes.
  • Algumas vezes é necessário dobrar ou triplicar o número de cápsulas, em função da quantidade de substâncias de sua fórmula. Isto não significa alteração da fórmula ou das dosagens prescritas. Apenas siga as instruções do rótulo e/ou da etiqueta.
  • Caso perceba diferenças de cor, odor, consistência ou sabor, consulte o seu farmacêutico para esclarecimento.

Dúvidas mais comuns

PERGUNTA- Se eu tiver alguma dúvida sobre o medicamento manipulado, a quem devo recorrer na farmácia?
RESPOSTA- Ao farmacêutico. Ele é o profissional habilitado para prestar assistência farmacêutica e dar a orientação correta sobre o seu medicamento.

PERGUNTA- Se eu não me adaptar ao medicamento prescrito, o que devo fazer?
RESPOSTA- Procure imediatamente quem prescreveu ou o farmacêutico que lhe orientou.

PERGUNTA- Se ficar grávida ou for amamentar, eu posso tomar medicamentos prescritos anteriormente?
RESPOSTA- Se existir a possibilidade de estar ou ficar grávida, assim como amamentar durante o tratamento, informe imediatamente a quem prescreveu seus medicamentos.

PERGUNTA- Eu posso consumir bebidas alcoólicas, enquanto estou tomando medicamentos?
RESPOSTA- Não. O álcool poderá interferir ou não na ação do medicamento, melhor evitar.

PERGUNTA- Se eu esquecer de tomar o medicamento nos horários recomendados, o que devo fazer?
RESPOSTA- Converse com quem prescreveu ou com o seu farmacêutico para obter a orientação correta sobre cada caso.

PERGUNTA- Eu posso tomar mais de um medicamento ao mesmo tempo?
RESPOSTA- Alguns medicamentos podem ter sua ação alterada por outras substâncias, portanto se você já estiver em tratamento, informe-se com quem prescreveu ou com o seu farmacêutico da possibilidade ou risco de tomar dois ou mais medicamentos ao mesmo tempo.

PERGUNTA- Eu posso aumentar a dose recomendada pelo médico se a dor ou sintoma ficar mais forte?
RESPOSTA- Não. Apenas o seu médico poderá alterar a posologia (modo de usar) dos seus medicamentos.

PERGUNTA- Já estou me sentindo bem melhor. Posso interromper o tratamento?
RESPOSTA- Não. O medicamento deve ser usado durante o período prescrito e somente quem prescreveu pode autorizar a sua interrupção.

PERGUNTA- Mando manipular meu medicamento com freqüência e às vezes as cápsulas vem com cores diferentes das que eu vinha usando. Isso tem algum significado?
RESPOSTA- A utilização de cápsulas coloridas é uma opção de cada farmácia e não interfere na qualidade e ação do produto.

PERGUNTA- Por que a farmácia de manipulação, às vezes, faz uma quantidade maior de cápsulas do que a solicitada?
RESPOSTA- Algumas vezes, o volume da dose prescrita pelo seu médico é maior do que a capacidade da cápsula. Então, é necessário dividir a dose em mais de uma cápsula. Quando isso ocorrer, o farmacêutico lhe dará a orientação sobre o uso correto do medicamento e constará no rótulo/etiqueta esta informação.

PERGUNTA- Ao solicitar a manipulação de um creme, xampu, loção ou xarope, percebo que, às vezes, a embalagem não vem completa. A farmácia pode ter manipulado menor quantidade que a solicitada?
RESPOSTA- Não. Muitas vezes a farmácia não dispõe de embalagem para o volume solicitado e utiliza outra embalagem com capacidade maior, dando a entender que foi manipulado em quantidade menor.

PERGUNTA- Meu xampu está acabando e eu não posso retornar ao médico. Posso acrescentar água para que ele renda mais?
RESPOSTA- Não. Ao acrescentar água, você estará diluindo as substâncias ativas e diminuindo o efeito esperado.

PERGUNTA- Eu posso continuar tomando um medicamento que já passou do prazo de validade contido no rótulo?
RESPOSTA- Não. O prazo de validade do medicamento deve ser respeitado.

Fonte: MANUAL DO CONSUMIDOR DA ANFARMAG – Adaptado pela Farmafórmula Ltda.

Atenção Farmacêutica - Homeopática

  • A absorção do medicamento homeopático ocorre com o contato na mucosa da boca. Por isso, recomenda-se não ingerir nenhum alimento, como também não se deve beber, fumar ou escovar os dentes, pelo menos meia hora antes e depois de tomar qualquer medicamento homeopático.
  • Os medicamentos homeopáticos podem apresentar-se sob a forma de glóbulos, gotas, tabletes ou pó. Devem ser administrados diretamente na boca, evitando o contato com a mão.
  • Não utilize medicamentos prescritos para outra pessoa, mesmo que a doença e os sintomas sejam semelhantes. O tratamento homeopático individualiza o paciente, portanto sempre dependerá da pessoa e não da doença.
  • Os medicamentos homeopáticos devem sempre ser guardados fora do alcance das crianças, em local fresco e seco, separados de outros medicamentos, protegidos da luz solar direta, de odores fortes (perfumes) e da proximidade de aparelhos elétricos.

Atenção Farmacêutica - Florais

  • O efeito da essência não depende da quantidade de gotas tomadas a cada vez, mas da frequência de vezes tomadas ao dia; assim, alguns profissionais recomendam tomar 4 gotas 4 vezes ao dia (ao acordar, antes do almoço, pelas 17 horas e antes de dormir), podendo-se aumentar ou diminuir a dosagem conforme a necessidade ou indicação do profissional responsável. No entanto, alguns profissionais afirmam que se pode tomar o remédio na hora que se lembrar (caso esqueça de tomá-lo no momento indicado), mas que não devem tomar-se doses acumulativas (por ex.: 8 gotas por vez).
  • O uso pode ser sublingual (debaixo da língua) para uma absorção mais rápida. De vez em quando, bater o frasco contra a palma da mão (mais ou menos 10 vezes) antes de usá-lo. Para se obter o efeito pleno, as gotas devem conservar-se na boca por um momento antes de engoli-las. É preciso tomar cuidado para não deixar o conta-gotas entrar em contato com a língua, pois as enzimas digestivas podem transferir-se da língua para a mistura no frasco. Isto afetaria o gosto, se bem que não afetaria a eficácia do remédio.
  • Manter o frasco bem fechado, longe do calor, luz, umidade e aromas. Deixar longe de radiações e aparelhos elétricos (TV, equipamento de som, celular, computador, ar condicionado, etc).
  • Por ser um produto natural e devido às condições climáticas de países com clima mais quente, a validade do floral é, geralmente, de 60 dias (a validade será de acordo com o veículo utilizado). Em países de clima mais frio, a validade pode chegar até noventa dias.
  • As essências florais podem ser administradas juntamente com os remédios homeopáticos, alopáticos e fitoterápicos, desde que não haja contra-indicação específica. Os preparados com conhaque, por exemplo, não devem ser utilizados, por alcoólatras ou por portadores de doenças do fígado. Nestes casos, as essências podem ser preparadas com vinagre de maçã natural.

nossos parceiros

Conheça nossa empresa

Newsletter

Cadastre-se e receba nossas novidades!

vídeos